Popular Posts

Novo Kia C´eed é flagrado na Coréia do Sul

Próximo alvo da revolução de design imposta pela montadora coreana, o Novo Kia C´eed foi visto recentemente com pesada camuflagem em sua terra natal, a Coréia do Sul. Por lá ele vai ganhar um novo nome - rumores indicam que K3 é o mais cotado -, assim ele se enquadraria na novo padrão de nomes da marca que já contempla o K2, o K5, o K7 e logo mais o K9.

A nova geração do hatch médio deve dividir vários componentes mecânicos com o Novo Hyundai i30, que inclusive já foi flagrado em testes no Brasil.

Nos motores são esperados novas opções a gasolina e diesel mais eficientes, além de uma inédita opção híbrida, seguindo a nova tendência ecologicamente correta do mercado.

A apresentação oficial deve ocorrer apenas em 2012, durante a próxima edição do Salão de Genebra, na Suiça.

Imagens: RPM9.com


Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Site flagra o Novo Hyundai i30 em Campos do Jordão

Mostrado aqui no blog na semana passada através de um flagra feito em Caraguatatuba, litoral paulista, o Novo Hyundai i30 agora foi visto pelos lados de Campos de Jordão, outra cidade do Estado de São Paulo. O flagra foi feito por um leitor do Notícias Automotivas e mostra a nova geração do hatch médio estacionada, ainda com uma boa quantidade de camuflagem na carroceria.

A quantidade de flagras feitos no país chama atenção, mas podem ser explicado pelo sucesso que o modelo importado vem conseguindo desde 2009. A marca não pretende deixar a “peteca cair” e pra se manter na liderança deve trazer o novo modelo poucos meses depois de ser apresentado.

Por enquanto apenas um teaser foi divulgado pela montadora, mas através dele vimos que o conceito de design conhecido como “escultura fluída” chega com toda força no modelo. A dianteira lembra bastante o i40 – sedã feito exclusivamente para o mercado europeu. Na parte traseira, a linha de cintura será mais alta e as lanternas vão descolar do vidro traseiro.

A apresentação oficial vai ocorrer a partir do dia 15 de setembro, quando começa a edição 2011 do Salão de Frankfurt.

Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Imagem real mostra o Novo VW Up!

Mostrado apenas através imagens oficiais, o novo subcompacto alemão foi visto da mesma forma que será apresentado em Frankfurt, a partir de 15 de setembro. A imagem real foi publicada pelo pessoal do site holandês Auto Week e mostra o novo modelo sem disfarces rodando pela Europa.

Ele será vendido a partir de dezembro em três versões de acabamento: “take up!”, “move up! e “high up” e com novos motores 1.0 de três cilindros que rendem 60 e 75 cv de potência. Esses modernos propulsores se destacam por combinar a tecnologia Bluemotion com o sistema stop/start (que desliga o motor ao parar em um engarrafamento). Além desses também será oferecido um propulsor a gás natural com 68 cv e futuramente uma versão elétrica.

Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Subaru divulga teaser do novo crossover XV

Outra estrela de Frankfurt surgiu através de um teaser nessa quarta-feira (31). Agora estamos falando da versão crossover do Subaru Impreza, conhecida como XV. Derivada do conceito de mesmo nome, mostrado no último Salão de Xangai, ele chega com motor 2.0 boxer e câmbio automático CVT.

O visual segue no mesmo apelo dos modelos Forester e Outback e possui acessórios exclusivos para encarar os momentos fora-de-estrada.

Ele será fabricado na Malásia e no Japão, mais à frente na China também. A chegada ao Brasil deve acontecer ao longo de 2012.

Honda libera teaser do Novo Civic europeu

A marca japonesa liberou o primeiro teaser do Novo Civic europeu que será mostrado agora em setembro, no Salão de Frankfurt. Desenvolvida especificamente para o mercado do velho continente, essa nova geração será vendida apenas na configuração de cinco portas e terá como principais características o desenho que continua exclusivo e o refinamento do interior, que ganhou bastante atenção durante toda a fase de construção.

Entre as novidades que chegam junto com ele também podemos destacar o novo propulsor 2.2 i-DTEC a diesel que rende 150 cv e emite apenas 110 g/km de CO2, além da introdução do sistema stop/start nas versões com câmbio manual.

Novo Peugeot 308 é visto novamente na Argentina

Outro leitor do site Argentina Autoblog conseguiu flagrar o Novo Peugeot 308 em terras hermanas. Esse novo hatch médio começa a ser vendido por lá no começo do ano que vem em substituição ao atual 307, que deixa de ser produzido agora em setembro.



Nas imagens vemos que o visual será o mesmo do modelo reestilizado, mostrado em março no Salão de Genebra. Montado sobre a mesma plataforma retrabalhada do atual 307, ele chega para renovar as esperanças de venda da marca no segmento com um desenho ao mesmo tempo belo e agressivo. Atributos pra isso ele têm, mas é bom deixar claro que sua tarefa não será nada fácil, já que em breve também desembarcam por aqui os novos Focus, C4 e Cruze hatch.



No Brasil ele tem lançamento previsto para o segundo semestre do ano que vem, mas nada impede de ser antecipado.

Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Veja novos flagras da Nova Chevrolet S-10 feitos na Tailândia

Depois do flagra mostrado em primeira mão aqui no Brasil pelo blog, conseguimos mais imagens da Nova Chevrolet S-10 tiradas lá na Tailândia. Dessa vez elas mostram principalmente a traseira do novo utilitário que chega em breve ao Brasil. Em relação ao modelo atual ela será mais robusta e suas linhas agora se enquadram na atual identidade visual da marca.

Como falado em flagras anteriores, ela vai chegar aos mercados asiáticos até o fim do ano e ao longo de 2012 nos mercados sul-americanos. Aqui no Brasil ela será oferecida nas opções de cabine simples, estendida e dupla, e deve continuar sendo equipada com o atual motor 2.8 TDI, porém com melhorias para melhorar o desempenho, o consumo e a emissão de poluentes.


Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Vídeo mostra o Novo Hyundai Santa Fé (ix45) em testes nos EUA

A nova geração do Hyundai Santa Fé está praticamente pronta, mas ainda passa por alguns testes de componentes como mostra esse vídeo feito nos EUA. As mudanças serão importantes e envolvem praticamente todo o modelo. Começando pelo nome, que agora passa a ser ix45, se integrando à nova nomenclatura da marca. O novo visual deve adotar o conceito de design conhecido como "escultura fluída", também presente nos novos modelos.

Na parte mecânica são esperadas novas unidades de quatro cilindros e uma inédita versão híbrida. Rumores dão conta que ele não será mais oferecido com opções V6 e com a opção de sete lugares no interior como acontece com o modelo atual. Porém, apesar de ser grande a possibilidade dessas mudanças ocorrerem, é bom deixar bem claro que essas informações ainda não foram confirmada e por enquanto não passam de especulação.




Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Novo Fiat Palio é flagrado em testes no interior de SP

Prometida ainda para esse ano, a nova geração do hatch mineiro foi vista mais uma vez em testes pelo interior de São Paulo. O flagra feito por um leitor do site Carsale mostra uma unidade do novo modelo ainda com uma razoável quantidade de camuflagem escondendo a carroceria.

Pra quem ainda não sabe ele agora será montado na mesma plataforma do Novo Uno e seu visual será inspirado nesse modelo com alguns traços que lembram um pouco o Punto atual. As linhas mais esportivas e o aumento das medidas devem enfim devem colocar o modelo em melhores condições para competir com o Novo Gol, seu principal adversário no mercado brasileiro.

Mas nem tudo vai mudar. A mecânica, por exemplo, permanece como a atual. Os modernos motores E.Torq de 1.4, 1.6 e 1.8 litros vão ser mantidos, pois na visão da marca eles ainda se enquadram na nova proposta do modelo.

Aproveitando a deixa sobre o Novo Palio, quero relembrar pra vocês que se conseguirem registrar apenas uma imagem do novo modelo sem nenhuma camuflagem pagamos 100 reais por ela. Quem conseguir e tiver interesse em vender, basta entrar em contato pelo e-mail: rsverillo@terra.com.br

Esse é o utilitário da JAC que chega ao Brasil em 2012

O site chinês Auto.qq publicou a primeira imagem do novo utilitário que está sendo desenvolvido pela JAC Motors para ser vendido em vários países em desenvolvimento, inclusive no Brasil. Esse novo SUV será uma das principais armas da marca para aumentar suas vendas nesses mercados, onde o volume de vendas desse segmento aumenta a cada ano.

Ele será montado sobre a mesma plataforma da minivan J6 e será impulsionado inicialmente por uma motorização 1.8 DVVT 16V com 136 cv de potência.

Quanto ao visual, ele até que agrada e lembra um pouco um dos seus futuros rivais – o Hyundai ix35. Se esse utilitário foi a fonte de inspiração isso a gente dificilmente vai saber, mas que a primeira impressão foi boa isso eu não tenho dúvida.



Para quem quiser saber mais sobre esse novo utilitário basta acompanhar a edição desse ano do Salão de Guangzhou, onde a marca promete expor um conceito criado com base nele.

E você, gostou do visual desse novo utilitário da JAC? Deixe sua opinião nos comentários.



Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Leitor flagra versão básica do Chevrolet Cobalt em São Caetano do Sul

O leitor Ricardo Garcia flagrou uma unidade do Novo Chevrolet Cobalt estacionada perto da Avenida do Estado, na cidade de São Caetano do Sul. Ela estava equipada com calotas, capa do retrovisor e maçaneta na cor preta e sem o friso cromado na tampa do porta-malas, itens esse que denunciam se tratar da versão mais básica do modelo que deve ser lançado em outubro. 



O motor dessa versão mais “pelada” será o conhecido 1.4 Econo.Flex que rende 97 cv quando equipado com gasolina e 102 cv com etanol.

O interior não foi flagrado, mas quem tiver curiosidade de conhecer o habitáculo desse novo sedã compacto pode conferir esse outro flagra mostrado aqui no blog na semana passada.

Agradecemos ao Ricardo Garcia pelas imagens.



Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Flagra revela a traseira do Novo Peugeot 208

Revelado recentemente de dianteira através de uma imagem secreta publicada pela revista francesa Autoplus, a nova geração do compacto da marca francesa agora teve sua traseira desvendada pela revista Auto Esporte. Como esperado as novas linhas foram inspiradas no sedã de luxo 508, que inaugurou recentemente a nova identidade visual da marca e as lanternas lembram bastante o que vimos no conceito SXC mostrado no último Salão de Xangai.

Ele será mostrado em definitivo durante a edição 2012 do Salão de Genebra e vai ser vendido na Europa ainda no primeiro semestre do ano que vem. Por lá ele vai chegar em conjunto com uma nova geração de motores a gasolina: 1.0 de 75 cv e 1.2 THP turbo de 135 cv, desenvolvidos em conjunto com a BMW e que se destacam pelo baixo consumo e pela baixa emissão de poluentes.

Aqui no Brasil já foi confirmada sua produção a partir de 2013 na fábrica fluminense de Porto Real (RJ). Enquanto ele não chega, o 207 atual deve ganhar uma pequena atualização para se manter um pouco mais no mercado.

Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Flagra revela o Hyundai Genesis Cupê reestilizado


Flagrado recentemente em vídeo na Alemanha, o Hyundai Genesis Cupê reestilizado agora foi visto sem camuflagem em um estacionamento na Coréia do Sul. Como esperado, ele é mais um que se enquadra no conceito de design conhecido como “escultura fluída”. A parte frontal ficou bastante agressiva e lembra bastante a do cupê Veloster.

  

O modelo reestilizado tem estréia para o próximo Salão de Detroit, em janeiro do ano que vem.



A principal novidade, além é claro do novo visual, fica por conta da introdução do novo motor 3.8 V6 de 333 cv com injeção direta que já equipa o Genesis sedã.


Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Honda CR212V tercepat di sirkuit

Casey Stoner menunjukkan kehebatan performa Honda CR212V dalam sesi latihan bebas kedua MotoGP Indianapolis, Jumat (26/8) atau Sabtu dini hari. Pebalap Repsol-Honda itu melejit sebagai yang tercepat dan sekaligus dan memberi jawaban bahwa Yamaha harus berjuang keras jika ingin memenangkan balapan di Indianapolis ini.

Dalam latihan ini, Stoner mengukir waktu tercepat 1 menit 40,724 detik. Ia berhasil mempertajam catatan waktu terbaiknya 1:40,828 yang diraih 4 menit terakhir.

Padahal, pebalap Australia hampir mengalami kecelakaan ketika roda depannya kehilangan daya cengkeram. Namun pebalap Australia ini dapat menahan dengan lutut kanan, sehingga dirinya terhindar dari kecelakaan. Satu lap sebelumnya ia hampir saja menabrak binatang (semacam tikus) yang melintasi trek.

Sementara pebalap andalan tuan rumah Ben Spies yang membuat kejutan pada sesi latihan pertama, kalah cepat dan berada di urutan kedua. Pebalap tim yamaha itu mencatat 1:40,918 dan berada di depan Dani Pedrosa dan rekan setimnya Jorge Lorenzo.

Andrea Dovizioso sebagai pebalap ketiga Honda berada dalam lima besar bersama Colin Edwards dari tim tech 3 Yamaha. Sementara penampilan Valentino Rossi bersama Ducati tidak sebaik yang pertama. Kali ini, The Doctor terpental di urutan ke-11.

sumber: http://otomotif.kompas.com/read/2011/08/27/0305350/Stoner.Tercepat.dan.Libas.Pebalap.Tuan.Rumah

Pembatasan Sepeda Motor Tetap Dilaksanakan

Jakarta macet, parah! Begitulah kondisi lalu lintas di Ibukota Jakarta, setiap hari kerja. Pemandangan antrean panjang terekam di semua wilayah, dan "nyanyian sumbang" mengenai mobil dan motor yang dijadikan kambing hitam, volumenya kian keras. Sampai-sampai, kuping orang nomor satu di DKI Jakarta, Fauzi Bowo merah dan merasa risih mendengar kritikan tadi.

Bang Foke, begitu sapaan akrab sang gubernur, berencana membatasi penggunaan sepeda motor di wilayahnya. Wacana ini disampaikannya kemarin (26/8) di Sunter, Jakarta Utara. "Pada saatnya nanti, pemerintah akan memberlakukan pembatasan penggunaan kendaraan pribadi, termasuk sepeda motor," ungkap Foke.

Dijelaskannya, salah satu kendala yang dihadapi pemkot untuk melakukan pembatasan adalah investasi besar yang harus dipenuhi. Saat ini, fokus pemerintah mengalihkan pengguna kendaraan pribadi ke moda transportasi massal yang ada secara bertahap dengan meningkatkan layanan dan kualitasnya.

Seperti diketahui, sekarang ini Pemkot bersama instansi terkait lagi menggodok pelaksanaan Electronic Road Pricing (ERP) untuk sejumlah jalan protokol. Saat ditanya kapan implementasi pembatasan bisa dilakukan, Foke belum bisa memastikan. "Bikin peraturan gampang, tapi implementasinya yang sulit. Ini terkait dengan investasi yang tidak sedikit," jelas Foke.

Berdasarkan Kepolisian Lalu LIntas Polri, akhir 2010 jumlah populasi kendaraan bermotor di Jakarta saja mencapai 11,99 juta unit. Komposisinya, didominasi sepeda motor sampai 73,05 persen dan mobil 26,95 persen.

sumber: http://otomotif.kompas.com/read/2011/08/27/15231074/Bang.Foke.Pembatasan.Sepeda.Motor.Tetap.Dilaksanakan

Novos flagras do Peugeot 308 Sedan feitos na China

Como já foi divulgado diversas vezes aqui no blog, em breve a Dongfeng-Peugeot vai lançar a versão sedã do hatch 308 no mercado chinês. Essa versão terá visual exclusivo e será destinada somente ao mercado local. A marca quer aproveitar a boa aceitação que esse tipo de veículo apresenta por lá. A idéia é posicionar o modelo abaixo do 408 – sedã lançado há pouco tempo e que inclusive é oferecido aqui no Mercosul.



O lançamento deve acontecer no mês durante a abertura do Salão de Chengdu. Enquanto o dia da apresentação oficial não chega à marca vai realizando os últimos testes com algumas unidades, como mostram esses flagras feitos na semana passada.




Ele será vendido com motores 1.6 e 2.0 e futuramente uma opção turbo será adicionada. Os preços vão começar na casa dos 120 mil yuans (algo em torno de 30 mil reais).


Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Projeção: Fiat Strada reestilizada

A montadora mineira prepara mais uma reestilização para a picape mais vendida do segmento e nosso parceiro João Kleber Amaral do blog Garagem do João ilustrou a nova aparência que ela vai ganhar a partir do ano que vem. Ele criou a projeção com base nas informações colhidas pelo jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos.

Entre as novidades do novo veículo estão a lateral com novos vincos e ausência do acabamento plástico presente sobre a antiga emenda na versão de cabine dupla o que sugere que a agora ela será estampada em uma única peça, além de um pequeno aumento na altura da caçamba. Na dianteira a grade e os pára-choques serão novos, e os faróis e o capô permanecem como estão.

A traseira vai receber a maior parte das mudanças. As lanternas serão horizontais e não vão mais invadir mais a tampa traseira. Essa por sua vez ficará mais robusta e proeminente. Pra finalizar as alterações o pára-choque traseiro também terá o desenho alterado e deve ganhar novas molduras plásticas e a peça feita em plástico na forma de Santo Antônio, entre a cabine a caçamba, também terá novo desenho.

Essa vai ser a maior mudança pela qual o modelo passa desde seu lançamento em 1999. As alterações serão suficientes para segurá-lo entre os primeiros do segmento até 2014, quando chega a nova geração.

Informações: Autos Segredos

Novo Hyundai i30 é flagrado no Brasil

Após surgir oficialmente através de um sketch na semana retrasada, a nova geração do Hyundai i30 foi flagrada em território nacional por um leitor do site iCarros. As imagens do flagrante foram feitas na cidade de Caraguatatuba, litoral de São Paulo, e mostram uma unidade do novo hatch médio estacionada em frente à praia, com placas da cidade de Anápolis (GO).

Essa aparição comprova que o modelo deve desembarcar mais rápido do que possamos imaginar. O lançamento está marcado para o Salão de Frankfurt e as vendas devem começar até o fim do ano na Europa e no começo de 2012 aqui no Brasil.

O modelo é o atual líder de vendas do seu segmento aqui no país e a chegada dessa nova geração deve manter o modelo nas primeiras posições. Resta esperar pra que a marca não extrapole nos preços assim que a novidade chegar às revendas como vem acontecendo com outros lançamentos.

Falando um pouco sobre essa nova geração ela foi desenvolvida pelo centro de design da marca na Alemanha e seu desenho agora se enquadrou no conceito conhecido como “escultura fluída”, que sendo adotado nos novos lançamentos. A dianteira lembra bastante o Novo i40 (sedã criado exclusivamente para o mercado europeu), e a traseira perdeu as lanternas verticais que agora invadem o porta-malas.

Outras informações técnicas sobre o novo modelo, como novas versões e motores, serão divulgadas apenas no evento alemão que abre as portas a partir do dia 15 de setembro.

Vídeo mostra o Hyundai Genesis em testes na Alemanha

Essa semana o Hyundai Genesis Cupê reestilizado foi visto rodando em testes pelo circuito de Nürburgring, na Alemanha. O modelo reestilizado tem estréia para o próximo Salão de Detroit, em janeiro do ano que vem.

As principais novidades ficam por conta do novo visual, agora baseado no conceito de "escultura fluída", e na introdução do novo motor 3.8 V6 de 333 cv com injeção direta que já equipa o Genesis Sedã.




Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Nissan Altima 2013 é flagrado nos EUA

A Nissan já testa sua principal arma para enfrentar os novos Toyota Camry e Chevrolet Malibu, além é claro dos coreanos Sonata e Optima. Estamos falando da nova geração do sedã Altima, que foi flagrada em testes pelo pessoal do site Inside Line, essa semana nos EUA.

O novo visual do modelo segue a atual tendência de design vista em outros modelos. Na parte frontal ele tem traços que remetem ao sedã Sunny, enquanto na traseira vemos algo do sedã grande Maxima.

Na parte mecânica a principal novidade será a introdução de um novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros que se juntará ao atual 2.5 de quatro cilindros que rende 175 cv e ao potente 3.5 V6 de 275 cv, oferecidos no modelo atual. Uma versão híbrida também está prevista. A transmissão será manual ou automática CVT de seis velocidades para todas as versões.

Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Imagem revela o Audi A1 Sportback

O blog francês Blogautomobile.fr divulgou uma imagem da versão Sportback do compacto A1 da Audi que deve ser mostrada no Salão de Frankfurt em setembro. A marca tem pressa em lançar essa opção já que a atual de três portas sozinha não vai dar conta de atingir a meta de 100 mil unidades anuais imposta antes do lançamento. Não que o produto seja um fracasso, pelo contrário, apesar de ser uma versão bem procurada na Europa, ela não possui alto volume de vendas como a opção com mais portas.

Recentemente uma unidade de testes foi vista fazendo parte de um comboio de futuros lançamentos da marca pelos lados do Hemisfério Sul, mais precisamente em território argentino. A unidade em questão trazia as maçanetas das portas camufladas, o que dava a impressão de que seria embutida na coluna C no modelo de produção. Mas isso caiu por terra a partir dessa imagem divulgada essa semana pelo blog francês.

As principais novidades em relação ao modelo de menos portas ficam por conta da inclusão do aerofólio traseiro e do aumento do entre-eixos, além de uma terceira janela perto da coluna C.

Na gama de motores ele contará com três opções a gasolina com potências entre 86, 122 e 185 cv e três unidades diesel de 90, 105 e 143 cv. A transmissão será manual ou automática de sete velocidades. Futuramente uma versão com tração nas quatro rodas com cerca de 200 cv também ser adicionada entre essas opções.



Unidade flagrada recentemente na Argentina


Imagens: Autowereld e Blogautomobile.fr




Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Mande seu flagra ou segredo inédito e ganhe duas revistas automotivas


Caros leitores, nos últimos meses o blog ganhou bastante destaque ao divulgar vários flagras inéditos de modelos que em breve estarão expostos nas revendas das marcas. Devido ao bom relacionamento com os parceiros, os contatos no meio e principalmente a contribuição de vocês leitores, estamos conseguindo alcançar um nível jamais imaginado e a tendência é de crescimento constante.

E para que as novidades continuem chegando, resolvemos recompensar aqueles que contribuem conosco com seus flagras e segredos inéditos. A partir de hoje o leitor que enviar imagens de alguma novidade ou de algum segredo ainda não revelado iremos presentear o mesmo com duas revistas automotivas que ficarão à escolha do próprio. Não importa pra nós qual seja a novidade, claro, desde que seja inédita e que ainda não tenha aparecido em nenhuma outra publicação.

Por isso, não perca tempo, se você acompanha o blog todos os dias e possui alguma novidade, mande e-mail para rsverillo@terra.com.br ou entre em contato pelo número: (011) 7974-9319.

Pra você que ainda acha que estamos jogando conversa fora, fica o registro de flagras inéditos só vistos aqui no blog e que foram possíveis graças à contribuição de vocês leitores:

Flagra exclusivo do Chevrolet Sonic no Brasil

- Flagra mostra Opel Corsa em testes no Brasil

- Flagra exclusivo do Jeep Compass em testes no Brasil

- Flagra exclusivo da Citroën C3 Picasso nacional

Nissan Sunny é flagrado em São José dos Pinhais (PR)

O flagra foi feito por um leitor do Carplace e mostra o novo sedã da Nissan rodando perto da fábrica de São José dos Pinhais (PR). Em breve ele será trazido diretamente do México para substituir o atual Tiida Sedan. O modelo é montado sobre a plataforma global da marca conhecida como ”V”, de versátil e terá a missão de ajudar a aumentar a participação da montadora japonesa no mercado brasileiro até 2014.

Quando chegar ao país, a partir do próximo ano, ele será oferecido com o mesmo motor 1.6 flex de 109 cv e 14,7 kgfm de torque que já equipa o Livina e o Tiida Sedan atual. Esse propulsor inclusive também será empregado no Novo March (subcompacto que chega em outubro).


Flagrou alguma novidade ou segredo inédito? Mande pra nós nesse e-mail: rsverillo@terra.com.br

Coluna Alta Roda - Da valsa ao rock

A função de jornalista especializado em automóveis pode levar a experiências insólitas, como avaliar em menos de 24 horas um modelo familiar e um superesportivo. Em 44 anos escrevendo sobre o setor nunca tinha acontecido de guiar um monovolume para sete passageiros, com todo o conforto e espaço – Chrysler Town & Country – e, quase em seguida, a série especial de um carro esporte apenas para motorista e acompanhante – Audi R8 GT – capaz de atingir 320 km/h.

O Town & Country na versão completa, importada do Canadá, custa R$ 173.900,00 É produto de nicho de mercado com uma arquitetura interna incomum: 2+2+3. A fileira intermediária tem apenas dois confortáveis bancos que podem ser rebatidos com facilidade impressionante. Até três crianças com folga ou três de adultos com menos conforto (porte em torno de 75 kg de peso) acomodam-se na última fileira. Nesta o sistema de rebatimento é elétrico, bipartido (1/3; 2/3) e forma uma superfície totalmente plana.

Apenas três unidades foram reservadas ao Brasil, da série especial de 333 exemplares do R8 GT, ao preço de R$ 1milhão cada. Esse modelo serve de demonstração de força tecnológica da marca alemã com a fórmula clássica de aumento de potência e diminuição de peso. O motor V-10 de aspiração natural passou para 560 cv, a exatas 8.000 rpm, sem ajuda de turbocompressor. Missão mais difícil foi retirar 100 kg da massa total de um modelo, como o R8, que se caracteriza pela construção em alumínio por si só bastante leve.

Entre as várias soluções criativas da Town & Country destacam-se duas: as travessas do rack de teto embutidas nas barras longitudinais (dispensa ferramentas para montagem) e o deslocamento do estepe do fundo porta-malas para o meio do chassi (sem rebater bancos comporta 900 litros).

O Audi R8 GT pesa apenas 1.525 kg, incluído o funcional e largo aerofólio traseiro em fibra de carbono. Na luta para perder peso valeu até a pintura sem verniz para ganhar apenas dois kg (2% do total aliviado). Por compartilhar a mesma arquitetura do Lamborghini Gallardo (também do Grupo VW) o superesportivo da Audi, nessa edição especial, custa cerca de 30% menos que um Ferrari 458 Itália, por exemplo. Mas é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 s, ajudado pela tração nas quatro rodas e o sistema de controle automático em arrancadas ferozes.

O novo motor V-6 de 283 cv e câmbio automático de seis marchas formam um conjunto bastante honesto para a proposta da minivan da Chrysler. O acabamento ficou melhor e o painel mais moderno. O pomo da alavanca de câmbio tem dimensões exageradas.

A experiência com o R8 GT incluiu um desafio aos jornalistas, na pista de 5.000 m de comprimento da fábrica de aviões da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Teste de aceleração máxima, apenas em um sentido, por cerca de 4.000 m. A pista com quase 100 m de largura parece estreitar, quando se passa de 300 km/h, mas é fácil dominar o carro. Devem-se passar as marchas no limite correto e tentar dirigir absolutamente em linha reta. Fiquei nos 318,8 km/h, porém o colega Eugênio Brito foi a 324,5 km/h, na mesma tarde. Na parte da manhã, Tarcísio Dias atingiu 326,5 km/h. O mesmo carro passou 50 vezes por esse teste.



RODA VIVA 



VOLKSWAGEN Up! estreia no Salão de Frankfurt, em 13 de setembro próximo, e há grande expectativa sobre o seu preço. Trata-se de um subcompacto (3,54 m de comprimento) de nova geração, com alta flexibilidade para derivações, inclusive uma para o Brasil, até 2013. Fala-se em 9.500 euros (cerca de R$ 22.000), na Alemanha, preço bastante competitivo.

MATRIZ energética brasileira é um destaque no panorama mundial por possuir grande parcela renovável. Derivados de petróleo ainda dominam com 38%. Contudo, a segunda fonte, surpreendentemente, é a cana-de-açúcar (18%), somados o etanol e a cogeração de energia elétrica. Hidroelétricas respondem por 15%. Fonte: British Petroleum, estudo de 2009.

MÉTODO de gestão Toyota, com seu modo de produção enxuta e de melhoria contínua aplicável em muitos setores, tem especialistas de renome fora do Japão. Um deles, Jeffrey Liker, fará palestras nos dias 13 e 14 de setembro, em São Paulo. O americano já escreveu três livros sobre o tema, de grande repercussão no mundo administrativo e de negócios.

EXPEDIÇÃO da Palio Weekend elétrica, comandada por Paulo Rollo, saiu de Los Angeles e já circula no Brasil, nas etapas finais. Os extremos em termos de autonomia – 58 km e 143 km – aconteceram na subida e descida de serra, de trecho na Colômbia. Subindo as baterias sofrem e descendo os freios regenerativos ajudam na recarga.

A coluna Alta Roda aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em 85 jornais, revistas e sites brasileiros. Está dimensionada com 5.000 caracteres e é editada nas 52 semanas do ano. Alta Roda começou a ser publicada em 1º de maio 1999. Firmou-se como referência no jornalismo especializado por sua independência e análises objetivas. Sobre o autor: Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br) é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada no Carros e Segredos e em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).



Flagra revela o interior do Novo Chevrolet Cobalt

Depois de ser flagrado diversas vezes no Brasil e até no exterior não há mais quase nada que possa nos surpreender referente ao Novo Chevrolet Cobalt. As linhas da carroceria foram antecipadas no conceito do último Salão de Bueno Aires e exceto por um detalhe ou outro é aquilo lá mesmo que veremos a partir de outubro. Diante dessa situação vamos até apertar o freio quanto aos novos flagras que surgirem, exceto é claro se não surgir algo novo que ainda não era conhecido da maioria e que ainda não foi divulgado.

E não é que esse algo novo apareceu essa semana. Vasculhando a net encontrei um flagra interessante do novo sedã compacto feito por um leitor do site iCarros na cidade de São José dos Campos (SP). Ele estava estacionado em um shopping da cidade e sua carroceria, que não trazia nenhuma novidade, era o que menos chamou atenção. Aparentemente se tratava da versão LTZ top de linha, pois portava faróis de neblina e rodas de liga leve. Na verdade a maior novidade estava no interior, que até então ainda não havia sido flagrado com detalhes e só foi mostrado mesmo no protótipo argentino.

Em relação ao conceito ele tem algumas pequenas alterações, na verdade ausência de alguns elementos. O painel é o mesmo, só não apresenta o acabamento em dois tons e a tela de navegação vai ser substituída por rádio com CD e MP3. O volante é o mesmo, mas perdeu os comandos embutidos e o painel de instrumentos traz velocímetro digital. No mais é isso que pude perceber e se mais alguém notou algo diferente peço, por favor, que comente mais abaixo.

Imagens do conceito:


Só pra relembrar o novo sedã compacto tem previsão de lançamento para outubro e será vendido em três versões de acabamento.






A motorização inicial será a conhecida 1.4 Econo.Flex que já equipa a Montana e o Ágile. Os preços começarão na casa dos 38 mil reais.